Cancêr de mama!

0
O que é o cancer?

Quando as células do corpo crescem de maneira desordenada, mas continuam exercendo a sua função e ainda podem ser identificadas, genericamente é chamado de câncer benigno.
O tumor maligno é diferente do benigno, pois neste as células perdem a capacidade de identificação e função, fazendo com que as células se multipliquem rapidamente. Este tipo de câncer compromete estruturas vizinhas e rouba energia do restante do organismo.

Câncer de mama

O câncer de mama é o crescimento anormal das células no tecido mamário. Essas células crescem e substituem o tecido saudável.

Como ocorre?
 A causa ainda não é conhecida. Qualquer mulher e apesar de pouco comum, homens também podem ser vitimas. Saiba se você está mais propícia a ter o cancer de mama:

- Ter mãe ou irmã com câncer de mama
- Nunca ter tido filhos
- Ter tido o primeiro filho após os 30 anos
- Histórico de exposição a radiação
- Fumar
- Terapia hormonal (estrogênio)
- Uso excessivo de álcool
- Ferimento no seio
- Obesidade

Sintomas



Na maior parte das vezes o primeiro sinal é o nódulo no seio.  O nódulo é geralmente indolor que pode crescer lenta ou rapidamente.

Outros sintomas do câncer de mama incluem:

- Mudança de cor, reentrâncias, enrugamentos, ou elevação da pele em uma área do seio
- Uma mudança do tamanho ou formato do seio
- Secreção no bico do seio
- Um ou mais nódulos nas axilas







Como posso me cuidar? 


- Fazer um auto exame mensal
- Fazer exame médico pelo menos uma vez ao ano
- Fazer uma mamografia entre 35 a 39 anos de idade. A partir daí, após os 40 a cada 1 ou 2 anos, de acordo com o programa recomendado pelo seu médico. A partir dos 50 anos, você deve fazer uma mamografia a cada ano. Se você apresentar características de alto risco de câncer de mama, você deve começar a fazer mamografias regulares aos 35 anos ou menos.






0 comentários:

Postar um comentário